segunda-feira, 13 de outubro de 2008

- NOTA EXPLICATIVA


Cadeira Parade é um projecto inspirando no “Cow Parade” do suíço Pascal Knapp. Desenvolvido, pelo segundo ano consecutivo, na Escola EB 2,3 de Cristelo, no Concelho de Paredes, Distrito do Porto. Este projecto foi lançado pelo Departamento de Artes e Tecnologia e envolveu todas as turmas da escola do 2º e 3º Ciclos. Os objectivos principais prenderam-se com a necessidade de sensibilizar os alunos para a fruição/contemplação da arte, fomentar a reflexão/interpretação de objectos artísticos, promover o gosto pela experimentação, produção e criação artística, assim como, promover o contacto destes alunos com o trabalho realizado por diferentes artistas plásticos portugueses e estrangeiros do séc. XIX à actualidade. Pretendeu-se ainda estreitar os laços escola/indústria do mobiliário (a maior empregadora do Concelho) e desenvolver nos alunos uma visão diferente para que no futuro possam vir a dar um contributo mais qualificado a estas empresas. Por fim, mas não menos importante, o projecto visou contribuir para a diminuição do abandono escolar nesta escola, que à semelhança de outras, é bastante elevado.Para a concretização deste projecto, foi proposta uma parceria à Câmara Municipal de Paredes, que se prontificou a apoiá-lo, fornecendo alguns materiais necessários à sua realização, bem como, a intervir junto dos industriais do mobiliário do Concelho, no sentido de fornecerem cadeiras em “branco” à escola.
No que diz respeito ao contexto sala de aula (EVT, ET, EV e Ed. Artística) o projecto dividiu-se, essencialmente, em três fases:


  • - Investigação/Pesquisa de artistas plásticos do séc. XIX à actualidade. Esta teve por base objectivos específicos tais como: desenvolver métodos e técnicas de investigação, aprender a observar e analisar diferentes meios de expressão plástica (pintura, escultura, cerâmica, etc.) e adquirir conceitos relacionados com as linguagens artísticas. Nesta fase os alunos pesquisaram sobre diferentes artistas plásticos, essencialmente em revistas, livros e na internet. Cada um dos alunos realizou e entregou um trabalho escrito sobre o artista que mais lhe agradou e, no final, foi seleccionado um artista/obra por turma. As obras foram analisadas tendo em conta questões do tipo: Quem é o seu autor? Em que ano nasceu? Onde nasceu? Onde vive ou viveu? Em que contexto viveu? O que retrata? Como é a sua pintura? Que tipo de formas usa com mais frequência? Que cores predominam na sua obra? Que suportes são utilizados? Que materiais? Que técnicas? O que pretende transmitir? etc.
  • -Realização de projectos inspirados no artista/obra seleccionado para cada turma. O objectivo principal desta fase consistiu em retirar das obras escolhidas as suas características principais, no que respeita aos diferentes elementos da Gramática Visual tais como: cor, forma, movimento, estrutura, textura, etc. Foi proposto que os alunos realizassem projectos criativos e originais para a decoração de cadeiras, facilmente identificáveis com o artista por eles estudado.
  • -Concretização da decoração das cadeiras. Nesta fase, pretendeu-se explorar e aplicar diferentes meios e técnicas de expressão plástica como a pintura, a escultura, a modelagem, etc. A utilização de uma enorme variedade de meios, teve como intuito alargar os horizontes dos alunos no que respeita a esta área.