segunda-feira, 13 de outubro de 2008

- Visita de Estudo ao Clube Literário do Porto




A pintora Armanda Passos com os alunos

No passado dia 30 de Setembro, os alunos da Turma do 7ºA, em representação da Escola E.B. 2/3 de Cristelo, tiveram a oportunidade de visitar o Clube Literário do Porto, a convite do mesmo, no âmbito do Projecto “Cadeira Parade”.

Durante a visita os alunos puderam ver as instalações do edifício, desde a Galeria, Livraria, Auditório e também a zona recreativa do Piano Bar.

Na sala de exposições, os alunos tiveram a oportunidade de rever as cadeiras por eles elaboradas. De seguida, no auditório, o guia desafiou alguns alunos a irem para a mesa de conferências e ali recrear um diálogo baseado no projecto que desenvolveram para o “Cadeira Parade” no ano lectivo de 2006/07. Entretanto a representante da Fundação Júlio Resende(1), D. Cecília Moreira e, em nome do artista, estando ele num estado debilitado não tendo sido possível a sua presença nesta visita, transmitiu a mensagem de agradecimento aos alunos, bem como a toda a comunidade envolvida neste projecto. Mensagem essa que passo a citar:

“ Sentar-se e Sentir-se bem!
Uma cadeira é um móvel feito para uma pessoa “sentar-se bem”, esta é a primeira razão, mas há uma outra, que os jovens autores acabaram por mostrar e que é a pessoa “sentir-se bem”. É muito interessante concluirmos que os desenhos e as cores contribuíram para que a função do móvel ficasse enriquecido com esse “bem-estar” da pessoa que o vai utilizar. É uma bela ideia e foi um resultado feliz.
Estão os autores de parabéns e eu, sinto-me privilegiado com a criatividade dos jovens autores. ”
Por fim, de regresso à sala do Piano Bar, o aluno Rui Barbosa teve a oportunidade de mostrar os seus dotes para a música, onde nos presenteou com um tema tocado ao piano, que se encontrava na sala.

Mas as surpresas não ficaram por aqui. Foi com enorme alegria que tivemos a felicidade de estar na companhia da artista plástica Armanda Passos(2) que chegou juntamente com o jornalista Carlos Magno(3). Foi, para todos, um grande momento, quando a artista teceu louvores ao trabalho realizado, questionando os alunos sobre as várias fases do projecto, elogiando, ainda, o lado positivo desta metodologia de trabalho, que foi a adoptada por ela aquando no seu tempo de professora. Aproveitou, por fim, para convidar os alunos da Escola E.B. 2,3 de Cristelo para uma visita ao seu atelier.


Saímos do Clube Literário com o sentimento reforçado que este projecto é reconhecido pelos artistas de renome, e com uma maior motivação para dar continuidade a este projecto.



(1) Júlio Resende (
Porto, 23 de Outubro de 1917) é um pintor português. Diplomou-se em Pintura em 1945 pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Fez a sua primeira aparição pública em 1944 na I Exposição Independente. Em 1948, partiu para Paris, recebendo formação de Duco de la Haix e de Otto Friez. Do geometrismo ao não figurativismo, do gestualismo ao neofigurativo, a sua arte desenvolve-se numa encruzilhada de pesquisas, cuja dominante será sempre expressionista e lírica. Pintor de transição entre o figurativo e o abstracto, Resende distingue-se também como professor, trazendo à escola do Porto um novo espírito aos alunos que a frequentaram na década de 1960.


(2) Armanda Passos (Peso da Régua, 1944). Vive e trabalha no Porto. Faz o curso de Artes Plásticas da ESBAP. Entre 1977/1979 é monitora de Tecnologia de Gravura na Escola Superior de Belas Artes do Porto. É membro do grupo 'Série' Artistas Impressores. Expõe desde 1976. Está representada na Secretaria de Estado da Cultura do Porto; Centro de Arte Moderna; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Amarante; entre outros.


(3) Carlos Magno Castanheira é um jornalista
português. Em 1973 entrou para a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em 1989 Pinto Balsemão convidou-o para chefe da Delegação do Porto do Expresso. Em Janeiro de 1997 trocou o Expresso pelo Diário de Notícias, onde exerceu funções de sub-director. É agora um quadro exclusivo da Lusomundo. Carlos Magno também foi professor da Escola Superior de Jornalismo do Porto, onde lançou profissionais da nova geração de jornalistas como José Alberto Carvalho e Eduarda Maio.