segunda-feira, 13 de outubro de 2008

- UM OLHAR SOBRE O PROJECTO


Nas palavras do Presidente do Conselho Executivo da nossa escola,

“Esta criação artística depressa motivou professores e alunos. Aqueles, porque estavam conscientes da dimensão que tal ideia poderia tomar, os outros, porque a simples sugestão de trabalharem numa perspectiva holística do saber artístico impulsioná-los-ia numa engrenagem diferente e mais motivadora, dentro do espaço sala de aula. Este deixou, então, de ser um espaço tradicionalmente de aula, passando a ter um formato de oficina de arte, em que a relação Professor – Aluno se transformou noutra mais semelhante com artista – aprendiz.

Depressa alunos e professores puseram mãos à obra, envolvendo tudo e todos, com a colaboração de excelência da Câmara Municipal de Paredes. Não obstante a desconfiança de uns, a certeza de muitos projectou este trabalho que, pé ante pé, foi crescendo, resultando dele autênticas obras de arte que, desde logo, orgulharam os mais cépticos, nos quais eu próprio me incluía.

Logo no primeiro ano, o projecto alcançou o inimaginável com a presença a do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Paredes na nossa Escola sede, recebendo, na nossa companhia, o ilustre pintor Nadir Afonso, que nos honrou com sua presença. Foi um orgulho observar alunos e professores com tamanha emoção… o sucesso é isso!

Seguiu-se uma panóplia de saídas, com um rodopio de entra e sai de todas as cadeiras para os mais variados locais do país, a fim de mostrarem fora de portas essa magnânime exposição. Estavam, finalmente, todos convencidos que este projecto não poderia ficar encerrado indoor – o “Cadeira Parade” extravasara as paredes da escola… deixando perplexos alguns que pretendiam adquirir qualquer peça desta obra, e até mesmo a própria comunicação social (escrita e falada).

Desta forma, porque o público pede, o artista dá, seguiu-se o desafio de continuar a solidificar uma ideia já consolidada, conseguindo superar o sucesso anterior – estava aí mais um ano de “Cadeira Parade”. Agora as barreiras estavam vencidas, as resistências desarmadas, mas os corações palpitantes de emoção, na perspectiva de perceber como é que a criatividade de alguns pequenos e grandes artistas poderia ainda surpreender – e surpreendeu! Mais uma vez o sucesso!

Com este projecto todos os discentes e o grupo de Artes (Educação Visual e Tecnológica, Educação Tecnológica, Educação Artística e Educação Visual) deste Agrupamento, sem esquecer a calorosa e sempre bem-vinda ajuda de alguns carolos, mostraram como é possível lutar por uma escola inclusiva, aprendendo, crescendo e amadurecendo ideias e conhecimentos.
A motivação para a Escola, o combate ao abandono e ao insucesso escolar, faz-se – e dúvidas não temos – com projectos!

Bem-haja a alunos, professores, Câmara Municipal de Paredes e a todos os envolvidos – o sucesso deste projecto é Vosso!


O Presidente do Conselho Executivo
Mário rocha